Desde 1980 formando cidadãos conscientes

REFERENCIAL TEÓRICO

*Carl Rogers (Tornar-se Pessoa) continua sendo referência para o trabalho de conscientização do respeito ao outro e a si mesmo e da convivência com o ambiente.

“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.”

Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, editora Martins Fontes.

O Liceu São Caetano tem o acolhimento como ponto de partida para o desenvolvimento dos alunos. Em sua proposta pedagógica diversifica as metodologias aplicadas, integra a tecnologia, com seus aplicativos educacionais, com os materiais didáticos impressos, trazendo ao aluno uma experiência dinâmica e prazerosa no processo de ensino e aprendizagem.

Com um currículo interdisciplinar, oferece atividades e projetos de forma que os alunos construam uma trajetória que os leve à vida adulta, de maneira mais consciente.

Perfil do aluno que queremos formar

Com nossa Proposta Pedagógica pretendemos que nossos alunos, ao final da Educação Básica, apresentem o seguinte perfil:

– Habilidades Acadêmicas

Compreender o ambiente natural e social, da política, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores existentes na sociedade, além de fazer escolhas conscientes para suas futuras carreiras profissionais.

– Habilidades Sociais

Fortalecer o respeito e a habilidade de conviver com as diferenças humanas.

– Habilidades Afetivas/Emocionais

Compreender sua trajetória como Ser individual e coletivo, sendo capaz de refletir sobre seus objetivos e seu fortalecimento para superar as dificuldades.

Nossos diferenciais

• Conhecer o aluno pelo nome em todas as esferas de relação da criança com a Escola;

• Atender aos pais em suas especificidades;

• Acolher as diferenças das famílias e das crianças;

• Fortalecer os vínculos de amizade e respeito entre os alunos, professores e colaboradores da Escola;

• Atender a formação da criança e do jovem no âmbito pedagógico e socioemocional.