Educação Infantil

Um ambiente acolhedor e feliz!

Num clima de alegria, os dias na Educação Infantil do Liceu São Caetano, traz as múltiplas inteligências de Gardner, com atividades motivadoras e instigantes para as crianças.  As atividades exploram os campos de experiências orientados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Campos e Experiências

Tem como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno.

São eles:

O EU, O OUTRO E O NÓS

Ampliar o modo de se perceber e perceber os outros, dar oportunidade para que esta criança tenha contato com outros grupos sociais e culturais, valorizando assim sua identidade, mas também as diferenças. 

Execução no ambiente escolar:

  • Se olhar no espelho para ver quais são suas características
  • Ser solidário, compartilhar brinquedos
  • Saber respeitar a vontade e o momento do amigo
  • Minhas preferências como: cor, comida, animal…

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

Tudo que compõe o corpo, como os sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos. Com isso as crianças vão conhecer as funções do seu corpo, e com o tempo elas desenvolvem a consciência do que é seguro e que oferece risco a sua integridade física. 

Execução no ambiente escolar:

  • Músicas com comando e ação. Exemplo: cabeça, ombro, joelho e pé
  • Circuitos (aula de educação física ou na sala de brinquedos)
  • Brincadeiras como: siga o mestre, seu lobo mandou…
  • Parque
  • Montagem com diferentes objetos  

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Propiciar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõe o universo das cores e das formas. Valoriza a produção de desenhos, pinturas, esculturas entre outros.

Execução no ambiente escolar:

  • Roda de música (manuseio de instrumentos)
  • Desenho livre com diversos tipos de materias
  • Imitar sons que vem lá de fora da escola, como pássaros, carros, etc.
  • Roda de música com tecido colorido

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Objetivo é a comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento com a consolidação da imaginação e do pensamento. Permitir que a criança expresse seu desejo.

Execução no ambiente escolar:

  • Contação de história 
  • Recontar a história do seu jeito
  • Deixar a criança escolher o livro do dia
  • Brincadeiras de faz de conta
  • Se expressar através de desenho, colagem, recorte

ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Os aprendizados neste campo desenvolvem os alunos a noção de espaço, envolvem o corpo, objetos, ambiente, tempo, tamanhos, além de mostrarem as transformações sofridas por estes conceitos e as relações entre eles. 

Execução no ambiente escolar:

  • Dia de sol e dia de chuva, de manhã, de tarde e de noite
  • Calor, frio, tipos de roupa a serem usadas
  • Transformação de objetos como: a madeira se transforma na mesa, na cadeira, a uva se transforma no suco do lanchinho
  • Cantar músicas com números e relacionar 
  • Jogo de boliche
  • As nuvens são diferentes